segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Paris [parte 2]



"Dreams they come and go, ever shall be so nothing is real until you feel"

Dia 2:


No segundo dia em Paris acordamos cedo (eu e as duas brasileiras que estavam no mesmo hostel que eu), tomamos o café da manha no hostel (incluoso) e fomos andar pelo centro da cidade. O Louvre nao abre de terça-feira entao Monalisa soh no dia seguinte.
Começamos pelo Arco do Triunfo, andando pela Champs Elysees e parando pra tirar fotos na frente das lojas mais famosas, como Montblanc, Disney, fnac (uauhahua). Foi dificil nao gastar rios de dinheiro na loja da Disney, tinha o boneco do Woody (there's a snake in my boot!!), do Buzz Lightyear (to infinite and beyond!!), Cars....
Mais pra frente tinha um obelisco (um de muuuitos) e, pelo que percebi em Paris e Roma, eles A-DO-RAM obeliscos do Egito! Praticamente todos os que eu vi tinham escrituras em hieroglifos (?), eh incrivel!! Em todo lugar vc ve isso...
Perto desse obelisco e no fim da Champs Elysees estava tendo uma feirinha de inverno, com varias tendas vendendo principalmente comida... humm, comprei um capuccino minusculo e over priced, mas com chantilly e Nutella (Nuteeeeeella *-*) \o/ valeu a pena.
Dai seguimos para o Louvre, onde tiramos fotos na frente das piramides e decidimos ir a Notedrame que, de acordo com o nosso mapa, ficava ali perto do Louvre.
Ha-ha, 15 pessoas enganadas, extra, extra... nao ficava muito perto nao, mas tudo bem, andamos, andamos... paramos pra comer em um restaurante que pareceu ser bom e barato (e era!). O garçom era todo metido a engraçado e perguntou com a maior naturalidade se queriamos queijo em cima da carne. Como todo turista que se preze vai ser explorado de algum modo, aceitamos alegremente e no final descobrimos que as miseras duas fatias de tesco-cheddar custaram 2,50 euros. Mas tudo bem.... juntamos o dinheiro para pagar a conta: 35 euros, sendo que a conta deu 32 e os 3 euros de troco eram MEUS.

Eram, pois o garçom simplesmente pegou os 35 e assumiu que o resto era a sua gorjeta. Nao ia reclamar 3 euros, mas ele nem tinha sido tao bom garçom assim, e alem disso acho que na conta já tinha o serviço incluso.
Depois fomos para a Notredame (finalmente), que eh muuuuito bonita e nao custa nada pra entrar (aprende, Dublin!) e, finalmente, TORRE EIFEEL. Sim, ela existe \o/

Chegando lá era evidente que iriamos subir na torre, a pergunta era: de escada ou de elevador? O preço era praticamente o mesmo (acho), mas a fila para a subida de elevador era gigantesca enquanto que a pra escada era minuscula. "Eu nao me importo de subir de escada" eu disse e as duas concordaram plenamente.
No final as escadas nem foram tao complicadas, o pior foi o FRIO.

Tava MUITO FRIO. MUITO.

A medida que subiamos para o primeiro nivel da torre jah começamos a senti-lo, mas a animação de estar subindo a Torre Eiffel era tanta que o frio era apenas um detalhe. Subimos ainda de escada para o segundo nivel e, desse, de elevador (unica opção) para o terceiro e ultimo =D

O sol jah estava se pondo e a vista era simplesmente maravilhosa, valeu cada um dos 9,50 euros que pagamos. Mas lah no topo o frio estava tao grande (muito vento) que eu mal conseguia falar, huauhahua, sentia meu rosto meio adormecido... mas valeu a pena, com certeza. Subir na Torre Eiffel estava no meu Top 3: Must-Do Things in Europe.

E a Torre Eiffel fechou o segundo dia em Paris com chave de ouro. Depois dela voltamos ao hostel e conheci meus "flatmates" de dois dias: uma mulher da Bulgaria que mora em Edinburgh que já deu aula de inglês na Abbey College (ao lado da minha escola em Dublin) e que parece um menino; uma coreana muito gente boa que, infeliz com seu trabalho na coreia e com a rigidez do sistema de trabalho deles, decidiu sair pro mundo e viajar pra cima e pra baixo com uma mala mega grande e ultra pesada; uma australiana (que, junto aos brasileiros, sao que nem barata pq tem em toooodo lugar) que largou o trabalho pra estudar musica e estava visitando algumas cidades da Europa. Tinha ainda um outro cara random que entrou no quarto mudo e saiu calado.

Achei eles bem legais, ficamos conversando bastante e todos disseram que querem vir ao Brasil na Copa do Mundo de 2014 mas que estavam preocupados com a questao da segurança...

No dia seguinte fomos ao Louvre (leia-se: fomos a Monalisa, huauhahua)

O Louvre é gigantesco e como todo mundo já sabe é impossivel ver tudo em um dia e bla bla bla. Mas o fato é: 1. se vc não é muito fã de arte lá não vai ser o seu lugar preferido de Paris, eu fiquei lá dentro 3h e não aguentava mais. É realmente super legal e vale a pena visitar mais do que uma vez se vc tem tempo, mas po, depois de ver as principais obras, um leigo como eu nao aguenta ficar mais.

Entao, depois de ver algumas esculturas random e quadros mais random ainda, segui as plaquinhas em direção a Monalisa e.... ela é... pequena. Linda, mas pequena. A gente ouve falar taaanto dela que espera que seja uma pintura 40x40m enooorme, mas não.

Nisso eu já tinha me perdido das garotas, eu parei pra tirar foto uma hora e quando vi a multidão era tao grande que não encontrei mais elas. Segui então para a parte do Egito do Louvre, que é fantastica, e vi uma Múmia!!!

Andando pelos inumeros corredores foi impossivel não pensar na música Powerslave, do Iron Maiden, e lembrar das capas e desenhos relacionados.

Depois e andar mais e mais, olhando sem prestar atenção direito, decidi que era hora de deixar o Louvre e dar uma ultima volta por Paris (comendo alguma coisa na feirinha de inverno perto do Louvre).

Conclusão desses 3 dias: Várias pessoas que foram a Paris não tiveram uma boa experiencia, mas eu acho que dei sorte, pois tudo correu super bem. O segredo é não depender nunca dos parisienses e fingir que eles simplesmente não estão lá (do mesmo modo que eles tentam fingir que vc não existe). Achei a cidade (o centro da cidade, pois não visitei as áreas mais distantes) muito bonita e bem estruturada. Voltaria novamente sem problemas =D

Nenhum comentário: