sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Paris [parte 1]

Segunda-feira, 13 de Dezembro, embarquei às 6h35 da manha em um aviao da Ryanair (obvio) com destino a Paris, iniciando assim uma viagem de 13 dias passando também por Roma.

Como estou na casa do meu primo em Roma, nao tenho muito tempo para contar tudo sobre os 3 dias que passei em Paris, entao ai vao alguns comentarios do primeiro dia:

Eu achei a cidade simplesmente maravilhosa. Minhas expectativas nao eram muito altas. Tinha conversado com algumas pessoas que jah tinham visitado a cidade antes e o que elas disseram me deixou meio desanimado. Felizmente, dentro do onibus que liga o aeroporto de Beauvais ao centro de Paris jah tive boas impressoes da cidade, e ao caminhar pela Champs Elysees tive certeza de que escolhi o lugar certo.

Uma coisa deve ser dita: os franceses odeiam os turistas (no geral, claro). Pude perceber isso de longe, apesar de nao ter tomado nenhuma patada nas ruas (simpesmente porque nao pedi informaçao a ninguem). Em Berlin me sentia "bem-vindo", em Paris a impressao era: venha, deixe o seu dinheiro e de o fora daqui!

Anyway, isso nao diminui o fato de que a cidade é maravilhosa. O primeiro monumento que avistei foi o Arco do Triunfo. Mais adiante, proximo ao obelisco no final da Champs Elysees, a Torre Eiffel. Nao preciso dizer mais nada, preciso?

Nisso jà era meio-dia e meia e eu queria fazer a free walking tour às 13h, ou seja, precisava correr até o local onde ela teria inicio (proximo a Notre Dame). Sai correndo mal prestando atençao ao Louvre e outros predios importantes ao redor. Teria tempo para isso depois.

Cheguei exatamente em cima da hora no ponto de encontro e começamos a tour, que foi muito interessante, mas nem de longe tao boa quanto a que fiz em Berlin. Enfim, caminhamos por 3h30, com direito a uma pausa na... Starbucks (esse lugar me persegue...). No final o guia falou que iria comer algo em um restaurante perto da torre e convidou quem estivesse a fim para ir com ele.

Eu e mais umas 5 pessoas foram, dentre eles tres estado-unidenses (nao sei escrever, ok) e dois australianos. Facil de entender os caras falando em suas linguas nativas, mas as piadas deviam ser exclusivas de paises desenvolvidos, pois nao entendi nada. Todos pediram bebidas e eu, uma coca... malditos antibioticos!!!! Mas fui forte e resisti... nunca antes percebi a presença que as bebidas alcoolicas tem, uhahuahuaua. [queria ter tomado o vinho quente de lah... parecia taaaao bom]

Dai jah eram SETE E MEIA da noite e eu ainda nao tinha feito o meu check-in no hostel. Fiquei desesperado, pois eles falam que se vc vai chegar depois das 18h, voce TEM QUE AVISAR, caso contrario eles podem dar a sua vaga pra quem aparecer. E eu nao tinha avisado, pois nao esperava chegar tao tarde.

Ok, cade o metro?? Os australianos e americanos (pra Europeu America = EUA) tbm estavam indo para o metro e andamos, andamos, andamos e nada de estaçao (incrivel isso, jah que existem TANTAS estaçoes em paris...). Enfim, chegamos a uma, entramos, comprei os meus 10 bilhetes por 12 euros e comecei a planejar a rota, jah que fazer baldeaçao eh praticamente inevitavel.

Em 5 min jah tinha bolado o plano, falei pros australianos (eles estavam em um hostel na mesma rua do meu e desceriam uma estaçao antes) e eles disseram que fariam outra rota. A rota deles era mtoooo mais confusa e incluia 4 baldeaçoes. A minha era simples e apenas 3. No final das contas eles perceberam que do meu jeito era muuuito mais facil, e isso pq era a primeira vez que usava o metro de Paris. Depois a gente eh que eh sub desenvolvido...

Falando sobre o metro de Paris, que coisa maravilhosa, huauhahua. Nao entendo como as pessoas se perdem. Os trens e as estaçoes podem nao ser novos, mas a coisa funciona, pelo menos o que eu utilizei funcionou muito bem. [mas Berlin ainda ganha...]

Perto das 8h cheguei a estaçao Anvers e là descobri que eu nao sabia onde o hostel ficava. Eu imprimi o papel errado e nao tinha o endereço e nem o telefone. Eu sabia que era PERTO, mas ONDE era uma incognita.
Com o coraçao saindo pela boca comecei a andar por todas as ruas ao redor da estaçao, uhahuahuahua, ateh que entrei em um hotel e fui informado de o hostel ficava logo ao lado.
Cheguei lah e o cara da recepçao era brasileiro. Nao tive problemas com o check-in.

Fiquei no Le Village Hostel. O lugar eh nota 9.5, soh nao dou 10 porque eles nao tem armario! Tive que deixar minhas roupas na cama para naoter que carrega-las pra cima e pra baixo na cidade.
O meu quarto era de oito camas e nao tive problema nenhum com as pessoas, muito pelo contrario. Fiz amizade com duas brasileiras que estavam lah (andamos juntos nos dois dias seguintes) e conversei bastante com uma mina da Coreia do Sul, outra da Australia e outra de Edimburgo.

O segundo dia foi destinado a andar pela cidade, ver monumentos e tal e.... SUBIR NA TORRE EIFFEL. Estava um frio do caralho (com o perdao da palavra, mas estava!) e lah no topo eu confesso que evitei tirar mais fotos pq quase nao sentia mais minhas maos, mas isso eu conto no proximo post... jah estou ha muito tempo no pc do meu primo, nao quero abusar xD

Nenhum comentário: